Congresso Nacional lança Frente Parlamentar pelos ODS
Nesta terça-feira, 22/08, foi retomada a Frente Parlamentar de Apoio aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Congresso Nacional, que terá a Deputada Erika Kokay como presidente e vice-presidente o Deputado Nilto Tatto.
O lançamento aconteceu durante seminário que discutiu os desafios dos ODS no Brasil e contou com a participação de representantes da sociedade civil organizada e órgãos governamentais como do IBGE, IPEA, Secretaria Geral da Presidência da República, Ministério das Relações Exteriores, Fiocruz entre outros.
Durante todo o evento foi ressaltado a importância da sociedade civil para o cumprimento da Agenda 2030. O Deputado Nilto Tatto falou que “é um momento de celebrar e agradecer à sociedade civil e movimentos sociais, que mantiveram vivo o debate sobre os ODS” nos últimos quatro anos.
Maria Fernanda Coelho, Secratária Executiva da Presidência da República, ressaltou a “importância estratégica do parlamento assumir essa liderança, de assumir esse processo para que, todos – sociedade civil, governo, parlamento, termos de fato em 2030 o resultado esperado, principalmente na expectativa que o Brasil gera em todo o mundo”.
O Coordenador-Geral de Desenvolvimento Sustentável do Ministério das Relações Exteriores, Vicente de Azevedo Araújo Filho, ressaltou a importância do país na construção dos ODS desde a Rio+20 e afirmou que “poucos países podem confirmar que os ODS são tão compatíveis com a suas próprias constituições como o Brasil”.
A Deputada Érika Kokay encerrou o seminário afirmando que a Frente Parlamentar “não é um começo, ela vai dar continuidade a todo um trabalho que foi desenvolvido com muita permanência da sociedade civil” e convocou todos as deputadas e deputados membros da Frente para uma reunião de deliberação no dia 23/08/2023.
O Movimento Nacional ODS têm orgulho em ser um dos movimentos que manteve a Agenda 2030 viva e atuando para que os ODS fossem conhecidos por mais brasileiros, contribuindo para a influência de políticas públicas nos Estados onde atua.
Assista o evento na íntegra: