Quem Somos

Somos a última geração que pode garantir a vida no planeta e, ao mesmo tempo, somos a geração que pode torná-lo inabitável. 

Somos um movimento social formado por voluntários, de caráter suprapartidário, ecumênico e plural, articulado por Núcleos Estaduais, em todas as regiões do país.

Buscamos a construção de um planeta socialmente inclusivo, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrado.

Nossa Missão

Mobilizar e articular todos os setores da sociedade para promover o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em nível nacional, estadual e municipal até 2030.

Nossa Visão

Queremos o Brasil como referência mundial no alcance dos ODS antes de 2030, com a participação integrada de governos, empresas e sociedade civil.

Nossos Valores

Solidariedade, transparência, cidadania, cooperação, ética, inovação socioambiental, direito de expressão, diversidade cultural, mais do que palavras, precisam ser práticas.

Quantos Somos

Núcleos Estaduais
0
Signatários
0 +
Municípios
0 +

Nossa História

9 agosto 2004
Nasce o Movimento
Nasce o Movimento

O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade é criado durante a 1ª Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, por iniciativa do Instituto Ethos para mobilizar o País em prol do alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O Governo Federal, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a sociedade civil se tornaram parceiros do Movimento. O Instituto Ethos assumiu a Secretaria Executiva do MNCS.

1 junho 2005
8 Jeitos de Mudar o Mundo
Lançada A Campanha “Nós Podemos – 8 Jeitos De Mudar O Mundo”
Aliter homines, aliter philosophos loqui putas oportere? Sin aliud quid voles, postea. Mihi enim satis est, ipsis non satis. Negat enim summo bono afferre incrementum diem. Quod ea non occurrentia fingunt, vincunt Aristonem.
1 junho 2006
Núcleos Estaduais
Surgem Os Primeiros Núcleos Estaduais Nós Podemos

Os seminários de divulgação do Prêmio ODM Brasil, iniciativa do Governo Federal, intensificaram esse processo, principalmente, a partir de 2009, em ação conjunta do Movimento, com o SESI Paraná, o PNUD e a Secretaria Geral da Presidência da República (SGPR), resultando na criação de núcleos ODM em todos os estados e no Distrito Federal, com apoio de tecnologia social de mobilização desenvolvida pelo SESI PR.

23 janeiro 2009
Portal ODS
Lançado O Portal ODM Brasil

A ampliação dos núcleos exigiu instrumentos para apoiar o trabalho. Um deles foi o Portal ODM (www.portalodm.com.br), lançado pelo SESI PR em parceria com o PNUD, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a SGPR e o IPEA. Por disponibilizar informações sobre os indicadores do milênio de todos os estados e municípios brasileiros, o Portal permite à sociedade civil e aos governos estaduais e municipais conhecer o nível de alcance dos objetivos de suas localidades e, assim, realizar políticas, planos, programas, projetos e ações capazes de promover a melhoria das condições sociais, econômicas e ambientais da população.

15 setembro 2009
Fortalecendo a rede
Encontros Nacionais

Com o objetivo de fortalecer a rede de Núcleos ODM que se formava, em 2009, foi realizado o primeiro Encontro Nacional, seguido de outros três, em 2012, 2013 e 2014. Foram encontros de planejamento, decisão, compartilhamento de boas práticas e aprendizados.

12 abril 2010
Fortalecendo a rede
Municipalização dos Objetivos

No encontro mundial da ONU de 2010 identificou-se a necessidade de esforço adicional para melhorar os indicadores estabelecidos. O Brasil, na média, apresentou muito bons resultados; no entanto, uma análise detalhada apontou inúmeras localidades – em todos os estados – que não haviam conseguido acompanhar o mesmo desempenho nacional. Situações como essa se repetiam em outros países. Por isso, a ONU sugeriu levar os ODM aos municípios, o que no Brasil ficou conhecido como municipalização, capitaneada pelo MNCS e seus parceiros. Desse modo, centenas de núcleos regionais e municipais foram implantados em todas as regiões do País, compondo uma rede integrada por organizações sociais, empresarias poder público e pessoas que dedicam esforços para que os ODM sejam alcançados.

23 agosto 2013
Unindo forças
Colegiado Nacional

O MNCS reviu sua forma de funcionamento, passando a ser coordenado por um Colegiado, assim constituído: Secretaria Executiva Nacional, Secretaria Executiva Nacional Adjunta, Secretaria Nacional de Mobilização, Secretaria Nacional de Mobilização Adjunta, Secretaria Nacional de Comunicação e Articuladores Regionais: Norte I; Norte II; Nordeste I; Nordeste II; Centro-Oeste; Sudeste e Sul.

16 outubro 2013
Pacto pela Sustentabilidade
Termo de Compromisso

Instrumento adotado para incentivar e formalizar o compromisso das organizações com o MNCS. Ao final de 2014, mais de 2000 organizações estavam filiadas (governos, empresas, sociedade civil, escolas, universidades), atestando a credibilidade do MNCS e o forte compromisso da sociedade com os ODM.

16 outubro 2013
Sustentabilidade Financeira
Acordos De Subvenção Aos Núcleos ODM Estaduais No Âmbito Do Projeto ODM Brasil/PNUD

Contemplando apoio técnico e financeiro para auxiliar na realização de ações de mobilização e municipalização para o alcance dos ODM, sem prejuízo da articulação das parcerias locais.

15 setembro 2015
Nova Identidade
Dos ODM para os ODS

A exemplo dos Objetivos Globais, o Movimento também acompanhou essa evolução. Como resultado da 3ª Reunião do Colegiado Nacional ficou aprovado o novo nome do MNCS que passa a ser Movimento Nacional ODS Nós Podemos (MNODS), assim como sua nova logomarca.

22 setembro 2015
Reconhecimento
“Dos ODM para os ODS: Resultados e Desafios”

A Conferência Ethos 360°, realizada pelo Instituto Ethos em São Paulo no dia 22 de setembro, promoveu o diálogo “Dos ODM para os ODS: Resultados e Desafios”. Na oportunidade reconheceu as instituições e atores que contribuíram ativamente em prol do alcance dos ODM. Todos os Núcleos estaduais do Movimento Nós Podemos receberam um troféu.

13 agosto 2017
Governança
Eleição Coordenação Nacional

Em agosto foi realizado um encontro com representantes dos Núcleos Estaduais para eleição da Coordenação Nacional, para o período de 2017 a 2019.

26 março 2019
Sem perder a essência
Novo Movimento Nacional ODS

Com o apoio da coordenação do Núcleo de Santa Catarina, em março de 2019 foi realizado, em Florianópolis, uma reunião geral com representantes da coordenação executiva nacional e coordenadores dos núcleos estaduais, quando foi decidido por unanimidade a retirada do “Nós Podemos” do nome do Movimento. Passando agora a se chamar Movimento Nacional ODS.

26 março 2019
Reunindo Forças
Comissão Nacional Provisória

Formada pelos Núcleos do Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe, foi criada visando definir as diretrizes que nortearão as ações do Movimento em âmbito nacional a partir de 2021.

14 abril 2021
Evolução
Diretrizes Nacionais

As novas diretrizes do Movimento Nacional foram validadas em reunião no dia 14 de abril, com a presença de representantes do Movimento em Alagoas, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

19 maio 2021
Nova Governança
Conselho Nacional

Em maio foi constituído e empossado o Conselho Nacional, composto por dois representantes de cada Núcleo Estadual, que definem e deliberam sobre as estratégias em âmbito nacional.