Parceria IPEA e ONU para promover os ODS

Parceria IPEA e ONU para promover os ODS
Foto Helio Montferre/Ipea

Ipea e ONU assinam parceria estratégica para promover os objetivos de desenvolvimento sustentável

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Organização das Nações Unidas (ONU) assinaram nesta terça-feira (4/7) uma carta de intenções que estabelece parceria estratégica para promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em cerimônia realizada na Casa da ONU, localizada no Complexo Sérgio Vieira de Mello, em Brasília. A “Declaração de Intenções” foi assinada por duas mulheres, a coordenadora residente no Brasil da ONU, Silvia Rucks Del Bó, e a presidenta do Ipea, Luciana Mendes Santos Servo. A ação representa o compromisso sólido com a agenda global de sustentabilidade e reforça o compromisso de colaboração em áreas cruciais para o desenvolvimento sustentável, tanto no Brasil quanto globalmente.

O acordo mostra a importância das parcerias na busca pela realização dos ODS, como o marco de cooperação para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (UNSDCF) recentemente assinado entre a ONU e o governo do Brasil. O Ipea historicamente apoiou o governo brasileiro no monitoramento e avaliação do progresso em direção a esses objetivos, além de apoiar outros países por meio da cooperação internacional e em parceira com o sistema ONU.

O ato prevê o intercâmbio de informações para promover o desenvolvimento sustentável, abrangendo as dimensões econômica, ambiental e social. Alinhamento institucional e operacional de iniciativas envolvendo o Ipea e entidades da ONU, incluindo cooperação com organismos internacionais, regionais, nacionais e subnacionais. Promover e capacitar parceiros em projetos relacionados aos ODS, bem como identificar oportunidades de trabalho conjunto.

O projeto vai desenvolver propostas de cooperação entre especialistas das agências, fundos e programas das Nações Unidas, incluindo a desagregação de dados para o monitoramento dos ODS. Outro foco é organizar seminários, webinários, oficinas nacionais e internacionais, com participação dos órgãos.

Essa parceria estratégica entre a ONU e o Ipea representa um marco significativo na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e na busca por um futuro mais sustentável para o Brasil e o mundo. Demonstra o compromisso conjunto de enfrentar os desafios globais em direção a um desenvolvimento sustentável e resiliente no período pós-Covid-19.

Fonte:

Comunicação – Ipea
(21) 3515-8704 / (21) 3515-8578
(61) 2026-5501
ascom@ipea.gov.br